Esta semana fui
procurado por um amigo que gostaria de comigo conversar.
Depois de muito papo
sobre como havíamos passado natal e réveillon, mais conversa sobre política
estadual e local, afinal ambos gostamos desta área.
Finalmente pergunto ao
amigo o que o levou a me procurar e esclarece:
_ Quero lhe fazer um
pedido!
Disse isso já meio
desajeitado porque na conversa anterior eu já havia comentado que primava por
uma gestão técnica, ética e impessoal.
Esclareceu então o que
desejava: solicitar a remoção de uma colega professora de uma unidade de ensino
para outra.
Fiquei a pensar como
uma educadora a quem foi delegada, entre outras a tarefa de formar cidadãos,
esclarecendo-os de seus direitos, preferiu solicitar a um político meu amigo
para encaminhar um direito seu a ter que preencher um requerimento e seguir os
trâmites legais da administração pública.
Como não se trata de um
caso isolado em meu dia-a-dia, só confirmei o que se passa na cultura
brasileira em relação à gestão pública: é preferível buscar a ajuda de quem
conhece os gestores a ter que reconhecer direitos, lutar por eles e ser
verdadeiro cidadão.
Lembrei-me, assim, das
leituras de Sérgio Buarque de Holanda e da caracterização do “homem Cortez”,
para definir a personalidade do brasileiro, que para resolver seus problemas se
vale da afetividade e das relações pessoais. Nada mais é do que o clientelismo
tão comum nas relações políticas brasileiras.
Reforçar essa cultura, o que não é incomun, é prestar um desserviço à sociedade
brasileira, e dificultar a construção de uma sociedade justa e democrática, pois enquanto ajuda-se poucos a "furar a fila”, muitos, a maioria, continuarão a
esperar pela efetividade de seus direitos.
Claro que falar tudo
isso aos amigos e negar ao atendimento aos pleitos, haja vista o quanto esses valores estão impregnados em nossa
cultura, é quase como pedir para cortar as relações pessoais e/ou familiares, pois para estes,
a separação que deve existir entre o público e o privado não passa de falta de
amizade e de desconsideração com os mais próximos.
Nesse caso, uma boa
dose de paciência, tolerância e “jogo de cintura” fazem muito bem, no entanto,
sem perder de vista os princípios que devem orientar os atos e atitudes do
gestor público. Do contrário, passamos de construtores para negadores da ainda incipiente cidadania brasileira.
Professor Msc. Aldenir Rocha
0 comentários:
Postar um comentário
Diz aí!